Ciência: Silenciosamente, experimento de psicologia é realizado com usuários do Facebook

Em 2012, em um estudo realizado no Facebook, foi descoberto que é possível manipular o estado de humor dos usuários a partir de alterações na linha do tempo. O estudo, que foi realizado com 689.003 usuários, foi publicado na revista científica americana PNAS, que é famosa por cobrir assuntos sobre temas como biologia, física e ciências sociais.

Basicamente, no experimento conduzido, os usuários foram separados em dois grupos. Em um deles, postagens positivas foram removidas e em outro as negativas. O que se pode notar, foi que os usuários mudaram o estilo e conteúdo de suas próprias postagens de acordo com o estado de humor, que por sua vez, foi alterado através da manipulação silenciosa da linha do tempo.

Para identificar postagens e separar as positivas das negativas, um processo automático de análise linguística foi conduzido em cima do conteúdo postado pelos usuários. Segundo o estudo, posts que continham pelo menos uma palavra negativa eram considerados negativos e vice-versa.

Dentre as conclusões obtidas, estão:

1)   O contágio de qualidades psicológicas e fisiológicas nas redes sociais tem sido sugerido com base na correlação dos dados dos usuários;

2)   O contágio emocional pode ocorrer via comunicação baseada em texto através de computadores;

3)   As expressões emocionais de uma pessoa no Facebook predizem as expressões emocionais de seus amigos, mesmo dias após;

 Segundo os coordenadores da pesquisa, todos os usuários com conta no Facebook estão cientes de que, aceitando os termos de serviços, experiências do tipo poderão ser conduzidas sem violar os direitos dos mesmos.

Apesar da pesquisa gerar controvérsia sobre a política de privacidade nos serviços de rede social, experimentos do tipo são comuns no campo de BigData e, ao que tudo indica, todos estão sujeitos às baterias constantes de testes e análises para fins científicos e comerciais.

Telefone: +55 31 21273177 e-mail: falecom@veda.com.br Copyright © 2014